A Rota Sincorá é uma jornada intensa e transformadora pelos principais tesouros da Chapada Diamantina.
Em seis dias de pura conexão com a natureza, você vai explorar vales profundos, cachoeiras imponentes, grutas de agua azul e cristalina e trilhas históricas.
Prepare-se para viver o melhor da Chapada com a Trekking House, em um roteiro que combina aventura, cultura local e contato genuíno com a natureza.
Resumo do Roteiro
Duração: 6 dias / 5 noites
Nível de dificuldade: Intermediário a avançado
Modalidade: Trekking + Passeios naturais
Saídas: Sob consulta, (datas fixas no calendário Trekking House)
Indicação: Para trilheiros que possuam bom condicionamento físico
Dia 1 | Trekking Vale do Pati
No distrito de Guiné, iniciamos nossa caminhada com uma subida da Serra do Sincorá. Após essa subida inicial, chegamos aos Gerais do Rio Preto, uma área panorâmica de planalto com relevo mais suave, perfeita para caminhadas.
Após algumas horas de caminhada, chegamos ao mirante do Vale do Pati, uma das paisagens mais deslumbrantes da Chapada e um cartão-postal icônico da região. De lá, descemos o vale em direção às cachoeiras do Rio Pati, onde passaremos a tarde desfrutando de refrescante mergulhos. Ao final do dia, seguimos para nossa casa de apoio para jantar e ter um merecido descanso.
Caminhada total: aproximadamente 11 km neste primeiro dia. Desnível positivo: 400m Desnível negativo: 530m
Dia 2 | Trekking Vale do Pati
Após um café da manhã delicioso e reforçado, partiremos em direção ao Morro do Castelo.
Para essa trilha, levaremos apenas mochilas pequenas com itens essenciais, como água, celular e outros objetos leves recomendados pelo seu guia. A subida leva cerca de 2h até chegarmos à Gruta do Castelo.De lá, uma curta caminhada nos leva a mirantes deslumbrantes, onde você poderá apreciar uma vista panorâmica de 360° das montanhas do vale ao redor, com destaque especial para a Floresta do Calixto, um trecho preservado de Mata Atlântica que circunda o Vale. Na volta, concluiremos a descida com u
m banho revigorante de rio antes de retornar à nossa casa de apoio para o jantar e pernoitar nossa ultima noite no Pati.
Distância total da caminhada do dia: aproximadamente 8 km. Desnível positivo: 500m Desnível negativo: 550m
Dia 3 | Trekking Vale do Pati
Após o café da manhã, partimos para a trilha que leva ao topo do cânion do Cachoeirão , uma caminhada de aproximadamente 3,5 horas a partir da nossa casa de apoio. Ao chegar ao cume do cânion, somos recompensados com vistas deslumbrantes de mirantes situados a mais de 250 metros de altura. Durante a estação das chuvas, é possível avistar mais de 15 cachoeiras despencando dos paredões. Mesmo nos períodos de seca, as paisagens desses pontos continuam absolutamente impressionantes.
Neste local, faremos um lanche e uma pausa mais longa antes de iniciar a trilha de volta, que leva cerca de 4 horas até o distrito de Guiné, marcando o fim da nossa jornada de trekking — muitas vezes acompanhada por um belo pôr do sol.
Ao final deste dia, teremos percorrido aproximadamente 18 km. Desnível positivo: 750m Desnível negativo: 570m
No total, ao longo dos 3 dias, teremos caminhado cerca de 38 km. Altimetria total: 3.300m
Pernoite: Pousada em Mucugê
Distância média: 16 km
Dia 4 | Cachoeira do Buracão
O dia é dedicado à Cachoeira do Buracão, um dos lugares mais impactantes da Chapada Diamantina.
Após uma trilha leve e cênica de 3km, entramos pelo cânion nadando (ou com colete) até o “salão principal” um anfiteatro natural com uma queda d’água de 85 metros, um visual magico e único que faz com que a cachoeira do Buração seja mais um atrativo da lista dos lugares inesquecíveis. A energia do Buracão é indescritível, um encontro de força, beleza e harmonia.
Pernoite: Ibicoara, povoado do Baixão.
Dia 5 | Cachoeira da Fumacinha
Neste 5º dia vamos explorar a Cachoeira da Fumacinha, uma das mais belas e desafiadoras da Chapada.
A trilha de 9km (ida) acompanha o leito do rio, passando por poços e cânions até revelar uma queda de 100 metros encravada no coração do cânion, o cenário é surpreendente, depois de tantos a Chapada segue mostrando sua força e beleza, este é o dia mais desafiador do roteiro e é tido por muitos como a trilha mais linda, e de fato a cachoeira da Fumacinha é nossa verdadeira joia.
Um cenário de superação, energia e gratidão!.
Pernoite: Mucugê
Dia 6 | Poço Encantado, Poço Azul e Morro do Pai Inácio
Depois de dias intensos de trekking, é hora de relaxar e se deslumbrar com as maravilhas subterrâneas e no cartão-postal da Chapada.
Após mais um farto café da manhã, faremos uma curta viagem de 40min até o Poço Encantado, um salão de 60 metros de profundidade onde entre os meses de abril e setembro das 10:00h ás 14:00h o raio de sol cria um espetáculo de luz azul dentro da água cristalina, neste local não é permitido banho, apenas a contemplação. Mesmo fora deste período há luz natural e o Poço continua sendo encantado.
Em seguida, faremos outra breve viagem de 1h para o Poço Azul, onde vamos flutuar em águas transparentes cercadas por formações rochosas e uma historia riquíssimas pois dezenas de fosseis foram encontrados neste local, e assim como o Poço Encantado também possui raios de luz solar que penetram na água tornam o local ainda mais deslumbrante. E para encerrar com chave de ouro nossa jornada, seguimos por 1:30h até o Morro do Pai Inácio, um dos cartões-postais da Chapada, de lá temos uma vista panorâmica em 360º para as montanhas e vales que contornam esta região, além de ter um por do sol magico, permitindo assim encerrarmos nossa aventura de norte a sul da Chapada Diamantina pelos principais atrativos da região.
Retorno: Lençois
O QUE ESTÁ INCLUSO:
- ✅GUIA NATIVO
- ✅TRANSFER
- ✅ALIMENTAÇÃO COMPLETA (5 cafés da manhã, 5 lanches de trilha, jantar 3)
- ✅SEGURO AVENTURA
- ✅2 HOSPEDAGEM EM CASA DE APOIO DE NATIVOS
- ✅3 DIARIAS EM POUSADA
- ✅ACOMPANHAMENTO INTEGRAL DA EQUIPE TREKKING HOUSE
- ✅TAXAS DE ACESSO
NÃO INCLUSO:
❌CAFÉ DA MANHÃ NO PIRMEIRO DIA ❌JANTAR NO DIA 3,5 e 6 ❌ALMOÇO/LANCHE DIA 6 ❌HOSPEDAGEM PRÉ E PÓS ROTEIRO❌QUALQUER ITEM NÃO MENCIONADA EM “INCLUSO”
Por que escolher a Rota Sincorá?
Porque ela reúne o melhor da Chapada Diamantina em um único roteiro:
- 🏔️O trekking mais completo do Brasil, Vale do Pati
- 🏔️Roteiro completo e imersivo
- 🏔️Agência local e regulamentada junto ao MTUR
- 🏔️Turismo responsável e sustentável
- 🏔️Equipe nativa e experiente
- 🏔️Grupos reduzidos e atendimento personalizado
- 🏔️Melhor custo-benefício
Com a Trekking House, cada passo é guiado com segurança, respeito à natureza e valorização das comunidades locais.
📲 Quer viver essa experiência?
Entre em contato AQUI para reservar sua vaga na próxima expedição!



























